O potencial da aprendizagem transformativa

Influência na aprendizagem de 4 pontos-chave das experiências transformativas

A aprendizagem pode transformar a tua visão do mundo para sempre. Ao longo da vida, aquilo que aprendes e experimentas transforma o teu olhar sobre o mundo, os outros e sobre ti mesmo. Se essas experiências não tivessem existido, a tua vida seria diferente. Este tipo de experiências estão associadas a uma aprendizagem transformativa.

aprendizagem transformativa

Edmund O’Sullivan define a aprendizagem transformativa como

“experimentar um desvio profundo, e estrutural, nas premissas básicas do pensamento, sentimentos e acções. É um desvio na consciência que altera dramaticamente, e de modo irreversível, o nosso modo de ser no mundo. Tal desvio envolve a compreensão que temos de nós mesmos e do lugar onde estamos; os nossos relacionamentos com outras pessoas e com o mundo natural; a nossa compreensão das relações de poder que interligam as estruturas de classe, raça e género; a consciência que temos do nosso corpo, e abordagens alternativas ao modo de viver; e a noção das possibilidades para a justiça social e a paz, bem como o gozo pessoal.”

As experiências transformativas podem ser boas ou não. Lembro-me de na adolescência ter tirado 32% num teste de português e a partir desse momento desistir da ideia de ir para um curso de Humanidades. Lembro-me que na Universidade, o relacionamento com os Professores na área da Energia foi determinante na escolha desse perfil para terminar o curso em Engenharia Mecânica.

Qual o efeito concreto das experiências transformativas no processo de aprendizagem?

Existem alguns pontos-chave que induzem essas experiências ao longo do curso universitário:

  • relacionamento com o professor
  • desempenho académico
  • atividades profissionais relacionadas com o curso
  • desenvolvimento pessoal

Relacionamento transformativo

O relacionamento com qualquer Professor é fundamental. Se vês um Professor entusiasmado com o que ensina, que te conhece pelo nome e se preocupa com a tua aprendizagem, e procura desenvolver um espírito crítico; ir às suas aulas passam a ser momentos desejados e, por isso, transformativos.

Desempenho transformativo

Se começas a ter um excelente desempenho numa disciplina e o gosto por essa aumenta, é provável que isso determine o percurso a seguir na Universidade. O contrário e multiplicado por várias disciplinas pode, inclusive, levar-te a mudar de curso.

 

Actividade profissional transformativa

Se um estudante de enfermagem, ou medicina, faz uma experiência de voluntariado num hospital; se numas férias de Verão realizas um estágio numa empresa que se enquadra num determinado perfil do teu curso; o mais certo é que ganhes uma nova perspectiva e entusiasmo por aquilo que estudas. “Meter a mão na massa” dá um sentido de realização e significado ao que se aprende e isso é transformativo.

 

Desenvolvimento pessoal

Independentemente daquilo que estudas e das experiências profissionais transformativas que fazes, nada substitui aquilo que influi sobre a tua consciência, emoções e relacionamentos pessoais. O desenvolvimento da tua personalidade possui o maior efeito transformativo de todos. Daí a importância de cuidar bem da saúde mental, física e relacional.


Questão: viveste alguma experiência transformativa na aprendizagem que tenha mudado o modo como vês o mundo?

Professor Universitário e Investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.