Existem muitas ferramentas para melhorar o desempenho académico e tornar a aprendizagem mais organizada e acessível. Estes são alguns dos recursos que recomendo.
Organização do Tempo de Estudo
A primeira Ferramenta de Produtividade Académica para organizares o teu tempo de estudo. Mais detalhes aqui.
Serviços de Cloud
Um dos aspectos mais importantes é o trabalho colaborativo onde a partilha de ficheiros é fundamental. Isso faz-se através de serviços Cloud. Na prática, os vossos ficheiros estão gravados no computador, mas também num servidor que podem aceder através de qualquer navegador de internet. É um serviço muito útil para não se perder ficheiros.
Este são os serviços mais conhecidos. A minha experiência é a de que
- o serviço que funciona melhor, sobretudo em termos de sincronização é a Dropbox.
- Porém, como muitos possuem um email no Gmail, a partilha de ficheiro também pode ser feita com a Cloud da Google, o Drive.
- Depois existem muitas empresas que usam o serviço da box. Em tempos usei, mas não vi grande vantagem e por isso, apesar de ter não uso muito.
- Por fim, temos as Clouds da Microsoft, o OneDrive, que funciona bem para quem tem serviços como o Office 365,
- e o iCloud, que – apesar de ser um Apple fan – não começou bem, mas está a melhorar. Porém, restringe-se ao ecossistema da Apple, o que serve apenas quem possui aparelhos da Apple.
Se nunca usaram um sistema de partilha e armazenamento de ficheiros numa Cloud sugiro que comecem pela Dropbox. É simples, fácil de instalar, muito funcional e não se irão arrepender.
Tirar Notas
EVERNOTE é uma excelente ferramenta para recolher notas com a possibilidade de criar vários Notebooks (Cadernos), onde podes organizar os diversos apontamentos que tiras durante as aulas e o estudo.
Existe disponível para todas as plataformas (iOS, masOS, Android e Windows)
OneNote é uma alternativa ao Evernote. Criado pela Microsoft, possui muitas das capacidades do Evernote e quem tem a sua plataforma digital Windows irá beneficiar desta App.
Existe disponível para todas as plataformas (iOS, macOS, Android e Windows)
Escrever trabalhos
Scrivener é uma ferramenta mais usada por escritores, mas nela encontrei uma forma organizada de focar durante o processos de escrita de qualquer trabalho.
Existe disponível para iOS, macOS e Windows.
Produtividade Académica
A WeekPlan é uma aplicação que pode ser acedida online e que permite planear as várias tarefas ao longo da semana. Possui já um modo de associar cada tarefas às categorias da matriz de Eisenhower (Importante & Urgente; Importante; Urgente; Não importante, nem urgente) e em cada tarefa podemos inserir notas ou sub-tarefas.
TODOIST Através desta aplicação é possível adicionar as diversas tarefas que temos para fazer, atribuir prioridades e criar diversas listas. Eu uso para o Ensino, Investigação, Escrita, Pessoais, Conferências, etc. Mas existe uma lista interessante chamada “Tarefas Pequenas” onde coloco todas as coisas que deveria fazer mas são o alvo preferencial da procrastinação. A ideia é acumular aí a pequenas tarefas como ir deitar o lixo, aspirar a casa, ver o que falta na mercearia, lavar a roupa, etc, de modo a poder realizá-las nos intervalos entre dois períodos maiores de trabalho.
Existe versão online, iOS, macOS, Android, Windows, entre outras.
Be Focused Esta aplicação ou outras no género ajudam a estruturar o Método da Partição dos Tempo (Time-Chunking Method ou Pomodoro Technique). É relativamente simples de usar e ajuda a aprender a focar por períodos, de modo a melhorarmos a produtividade.
Existe apenas para iOS e macOS, mas é possível encontrar diversas alternativas para outros sistemas operativos móveis ou fixos.
Ferramentas Auxiliares do Estudo
photomath Esta app é muito útil para fazer contas de modo expedito. Basta escrever a conta à mão e a app tira uma foto, reconhece os símbolos e apresenta o resultado. É claro que pode exigir que tenhamos uma letra o mais legível possível. Ou seja, a app tem o efeito lateral positivo de melhorar a legibilidade da nossa escrita matemática. Interessante…
Existe para diversas plataformas.
O wolframalpha é uma plataforma online onde podemos colocar diversas questões, incluindo equações, desenho de gráficos, informações sociais, históricas, geográficas. É essencialmente uma enciclopédia inteligente. Porém, a sua utilidade do ponto de vista de cálculo é enorme.
Anotar Documentos PDF
O Adobe Acrobat é como que a ferramenta original de anotações de PDFs. Mantém universal do ponto de vista das versões para cada sistema (iOS, macOS, Windows, Android), embora existam outras que competem com esta mais conhecida.
PDF Expert Esta app é excelente para anotar PDFs com uma série de funcionalidades. Algo muito importante durante o estudo, ou mesmo nas aulas quando se dispõe previamente de material digital, ou mesmo anotações em livros de texto digitais. É uma aplicação com equivalente para mac o que facilita o sincronismo entre aparelhos. Uma alternativa para sistemas Android é o PDF MAX e para o Windows o usual Acrobat Reader.
Este existe essencialmente para mac.
Apresentações
Em primeiro lugar, pergunta-te: o que é uma apresentação? Mais do que a forma, uma apresentação é o conteúdo. É o teu discurso. E mais sofisticada que seja a ferramenta que usares, nada substitui a preparação do teu discurso. São as tuas ideias que devem ressoar na mente da audiência, não os slides.
Um dos recursos que recomendo vivamente é a leitura de Slide:ologyde Nancy Duarte. Por mais ferramentas que tenhamos e por mais intuitivas que sejam, uma boa preparação do conteúdo implica aplicar algumas regras que foram desenvolvidas ao longo do tempo. Nancy Duarte é uma especialista nessa área e além do seu livro recomendo também a TED Talk que fez.
Depois, não chega fazer as apresentações, importa também aprender a falar em público. Sobre isso escrevi um artigo sobre ultrapassar o medo de falar em público e recomendo a leitura de Present Yourself in Public de Mary Cheyne.
As ferramentas que recomendo são…
O Keynote é, sem dúvida, o programa mais avançado que conheço em termo de qualidade nas apresentações, simplicidade e funcionalidade. A limitação está em ser restrito ao ambiente Apple. Se quiseres usá-lo em Windows podes fazê-lo abrindo uma conta no iCloud e usando a ferramenta online. Não é a mesma coisa, mas é qualquer coisa.
O PowerPoint tem evoluído muito nos últimos anos, e sem dúvida que é o software mais utilizado para fazer apresentações. Porém, além de possuir uma curva de aprendizagem menos intuitiva, o modo como o Layout é apresentado leva à construção de apresentações demasiado estruturadas.
O Canva é uma ferramenta com imenso potencial e que pode um dia substituir o PowerPoint. O meu filho com 9 anos facilmente aprendeu a fazer coisas em Canva com um design surpreendente, pelo que esta é uma ferramenta gratuita na qual vale a pena investir.
O Prezzi realiza um estilo muito próprio de apresentações. Toda a apresentação está contida num infográfico, sendo a história feita de detalhe a detalhe. Bem preparada pode dar um dinamismo diferente ao discurso.