A Revolução das Rotinas Matinais

Os 10 efeitos que as rotinas podem ter na nossa vida

Consegues imaginar aquela sensação de ouvir o despertador, querer pará-lo para voltar a dormir porque o dia vai começar e já me sinto cansado? Ou já experimentaste como tudo o que acontece logo de manhã pode influenciar o resto dia? Se queres revolucionar os teus dias, começa cedo… pela manhã com rotinas matinais.

A revolução das rotinas matinais

A maior parte das pessoas de sucesso têm uma rotina matinal. Tim Ferriss é autor e construiu um autêntico império em torno do seu Bestseller intitulado ”The 4-Hour Workweek”. Além de outros livros, Tim dá conferências, mantém um blog e um podcast com uma audiência de centenas de milhares de pessoas. Investiu e faz consultoria para a Uber, Facebook e Twitter. É empresário, jornalista e kickboxer. Em suma, nenhum de nós pode dizer perante a actividade de pessoas deste calibre “tenho muito para fazer…”.

Um dos segredos o seu sucesso é a rotina matinal. Tim realiza sempre a mesma sequência:

  1. Faz a cama
  2. Medita
  3. Faz exercício
  4. Hidrata-se
  5. Escreve

A razão pela qual faz a cama é para lhe dar um sentido de controlo, pois ao longo do dia existem diversas situações que não podemos controlar. Diz ele que

“Num mundo cheio de variáveis imprevisíveis e incontroláveis, podes começar o teu dia com uma pequena vitória.”

O segredo está nas rotinas matinais

Uma rotina matinal produz este efeito. Começar o dia com pequenas vitórias que nos motivam a enfrentar maiores batalhas. Eu próprio quando comecei a pensar nas minhas manhãs e verifiquei serem um caos. Tudo organizado, mas sempre com muito stress até que encontrei o livro simples e prático de Damon Zahariades, ”Morning Makeover” que me ajudou a mudar totalmente as minhas rotinas matinais e pude experimentar como isso marcou o rendimento ao longo do dia.

Damon identifica 10 maneiras para transformar as rotinas matinais na nossa vida.

 

1. Estrutura o dia

O facto de realizar as mesmas actividades todas as manhãs torna-as previsíveis. Isso pode influenciar o resto do dia e ajudar a empreender noutras tarefas ao pelo dia fora, mas com menos resistência.

2. Mais energia

Uma rotina matinal aumenta a energia disponível em ti para enfrentares os diversos empenhos, definindo a qualidade do próprio dia.

3. Menos susceptibilidade ao cansaço das decisões

Uma rotina matinal diminui substancialmente a quantidade de decisões que tens de tomar no início de cada dia, reduzindo assim o cansaço logo pela manhã.

4. Mais produtividade ao longo do dia

Se a manhã começa bem ficas com uma sensação de controlo sobre o teu dia. Ou seja, ficamos mentalmente mais preparados para lidar com as tarefas diárias e ultrapassar os obstáculos à produtividade.

5. Sentes-te melhor

Se as actividades na rotina matinal incluem hábitos saudáveis, como exercício, beber um copo de água fria, um bom pequeno-almoço, reduz-se a fadiga típica de quem desliga o despertador, volta a dormir e arrasta-se depois da cama para se arranjar e tentar não chegar atrasado ao destino.

6. Menos stress

Com uma boa rotina matinal é possível eliminar o stress inicial que pode marcar o resto do dia. Ficamos com a impressão de que temos muito tempo para estar atentos a outras coisas e dá-nos uma maior sensação de controlo sobre o dia.

7. Postura mais positiva

Com mais energia e menos stress, a postura com que enfrentas o dia é completamente diferente. A probabilidade de ter atitudes negativas diminui e o grau de felicidade e sentido de realização influi sobre o teu desempenho.

8. Mais saúde

Se as actividades que escolhemos para a nossa rotina matinal incluem exercício e meditação, asseguramos uma maior saúde física e mental. Ambas são da maior importância no desempenho académico.

9. Maior concentração

Uma rotina matinal de qualidade permite que gozes de um maior sentido de clareza sobre as coisas. Isso aumenta a capacidade de concentração e de te focares naquilo que interessa. Para isso, é importante manter um bom nível de energia física com exercício, uma alimentação saudável, e qualidade no sono (aponta para 7h por dia).

10. Um dia com mais sentido

Com uma rotina matinal, o dia pode fazer mais sentido porque sentes uma maior ligação entre tudo o que houver a fazer, e maior claridade sobre os objectivos mais exigente e de longo-prazo.

Como começar

A questão que se coloca agora é: como começar. A minha experiência foi começar com escrever a razão por querer ter uma rotina matinal – escrever no mínimo 500 palavras todos os dias – e escrever a lista de tudo aquilo que faço. Portanto, a melhor forma de começar seria arranjar uma agenda e começar a escrever a tua rotina matinal.

QUESTÃO: Por onde pensavas começar a criar a tua rotina matinal? Partilha esse início nos comentários como forma de compromisso.

Professor Universitário e Investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.