No final de um ano de trabalho o que mais queremos é descansar. E aproveitar as férias para fazer coisas diferentes é a forma repousar. Alguma vez preparaste o próximo ano lectivo nas férias? É algo de diferente e o tipo de preparação não é exigente. Não é tanto uma preparação intelectual, mas antes uma preparação do estilo de vida.

Preparar o próximo ano lectivo ganhando horizontes

Durante o ano lectivo é mais difícil começar hábitos diários e esses devem entrar na nossa rotina através de pequenas coisas. Por exemplo, eu gostava de ter tempo para escrever todos os dias e não conseguia. Com a azáfama da vida familiar – que não tem férias! – não havia um momento em que conseguisse estar sossegado para poder escrever. Então, comecei a levantar-me 1 hora mais cedo e é isso que há meses me leva a escrever, pelo menos, 500 palavras por dia. Chamo a este momento my500words.

 

Como preparar o próximo ano lectivo

Além de escrever, comecei também por fazer alongamentos, flexões e abdominais. Exercício que antes era nulo e que agora faz parte da minha rotina matinal. Essa é a força dos hábitos diários. Assim, se começares a introduzi-los na tua vida durante as férias, não há melhor preparação para o próximo ano lectivo do que essa. Estas são 4 sugestões de podes incluir nessa preparação.

 

Aprender a ter uma To-Do List

Nas férias não há muito para fazer, logo, a lista de tarefas, em princípio, não será grande. Mas aprender a fazê-la é treinar o planear o dia seguinte no dia anterior. Apesar de não se fazer muitos planos durante as férias, e as coisas serem, muitas vezes, decididas no momento, ou sistematicamente as mesmas. Podes sempre criar uma lista de tarefas. Por exemplo, se gostas de ler podes planear o número de capítulos, ou o número de livros que irás ler. Se existem tarefas a cumprir, mesmo em férias, como arrumar a casa, fazer uma refeição, são coisas que podem fazer parte dessa lista.

A ideia é criar o hábito que planear coisas simples que nos ajudam a aprender a organizar melhor o nosso dia, num ambiente de relax, em vez do stress académico semestral. Para isso, eu utilizo duas ferramentas. Uma analógica e outra digital. A analógica é uma agenda onde coloco à mão as Grandes 3 Tarefas (G3T) do dia. Depois, a digital é uma App, Todoist, para as tarefas mais pequenas e recorrentes.

Diz o neuroscientista Daniel Levitin que no seu livro The Organized Mind que ”é realmente importante escrever todas as coisas que tens para fazer. Limpá-las da mente, de modo a não teres de usar neuro-recursos com aquela pequena voz a lembrar-te…” de todas as coisas, mesmo as mais pequenas que ficaste de fazer.

 

Exercício

Todos reconhecemos a importância de fazer exercício físico, mas uns – como eu – têm menos vagar para isso do que outros. Em período de férias, o que te impede de começar? Bom, só o “macaco procrastinador” da mente (expressão de Tim Urban) é que pode dar a entender não haver qualquer gratificação instantânea nisso. Mas há, se começarmos com pequenos passeios (não corrida) como o uma forma de dar o primeiro passo.

Esta preparação física, que te torna mais saudável, produz um impacto positivo directo no teu desempenho, e se a juntares à lista de tarefas de preparação do próximo ano lectivo, fica um 2-em-1.

 

App de Hábitos Diários

Existem uma série de apps para nos ajudarem a trabalhar os hábitos diários. Eu uso, por exemplo, a Daily Habits, e antes usava a Way of Life. A ideia é criar o hábito de ter hábitos! E de termos um modo de auto-avaliar os nossos, de modo a preparar bem o próximo ano lectivo..

O período de férias é um tempo privilegiado para começarmos a usar estas ferramentas, pois, não é que tenhamos muito mais a fazer, certo?


DESAFIO

Começa com apenas 1 tarefa, escolhe 1 exercício e 1 App para treinares 1 hábito diário, por exemplo, levantar todos os dias à mesma hora.