Como melhorar a criatividade em apenas 30 minutos por dia

5 benefícios da leitura que estimulam a tua criatividade

A criatividade é um dos factores essenciais da nossa produtividade. Perante os problemas e desafios que temos diante de nós, a criatividade é aquele elemento próprio do ser humano que o leva para além de si mesmo. Quem de nós não gostaria de ser mais criativo? Mas poderás estar a pensar que isso nasce com as pessoas e que nem todos podemos ser criativos. Não é assim. A criatividade trabalha-se e existe uma forma simples, prática e fácil de melhorar a tua criatividade.  Podemos melhorar a criatividade, lendo.

melhorar a criatividade, lendo.

 

LER

Este é um modo de manter a nossa mente aberta e existem diversos estudos que mostram como os leitores de longa data possuem um modo de pensar mais criativo. Mas, podes pensar que todo o tipo de leitura tem este efeito, mas não é bem assim. Numa era digital como hoje, consumimos muita informação através de blogs, tweets e revistas e esse tipo de leitura tem o seu lugar, mas a que desenvolve o nosso cérebro e estimula nele a criatividade é a leitura de livros de ficção.

 

Melhorar a criatividade, lendo

Estes são os 5 benefícios da leitura que estimulam a tua criatividade. Como sabemos que o sucesso académico e profissional depende dessa capacidade humana, talvez tenha chegado o momento de investir na leitura. Porquê?

 

1. Ler exercita o cérebro

Ler é o exercício da mente. O fitness da mente é tão importante como o fitness do corpo, logo, também o nosso cérebro precisa de exercício diário para se manter em forma. E para isso basta muito pouco. Apenas 30 minutos por dia de leitura de um livro de ficção (de preferência), ou sobre algum tema de interesse sem ser de ficção.

 

2. Ler melhora a capacidade de concentração

Uma boa história absorve a nossa mente e ajuda-nos a concentrar na leitura. Ao fazê-lo, aprendemos pela experiência e mais facilmente transpomos essa capacidade de concentração para outras actividades. Enquanto lês constróis imagens, pensamentos e opiniões. Usas do pensamento crítico e a lógica para processar a informação que lês. Isso ajuda na compreensão dos conceitos e ideias que o autor pretende transmitir. E quanto mais treinas o teu cérebro na capacidade de concentrar e focar, mais fácil se torna fazê-lo.

 

3. Ler reduz o stress e ajuda a dormir

Um projecto da Universidade de Sussex liderado pelo Dr. David Lewis concluiu que ler é a melhor forma de relaxar e bastam 6 minutos para reduzir os níveis de stress em mais de 2/3. Por outro lado, ao lermos entramos num modo de relaxamento tal que nos ajuda a adormecer e a descansar. Ora, menos stress e mais descanso são essenciais para desenvolver uma mente criativa.

 

4. Ler aumenta a tua confiança e capacidade de comunicação

A leitura aumenta muito o teu vocabulário e as palavras nutrem a criatividade. Por outro lado, sabendo mais palavras aumenta a capacidade de comunicares as tuas ideias aos outros. Isso leva a ganhares mais confiança naquilo que sabes e transmites aos outros.

 

5. Ler aumenta o conhecimento de base

O gosto pela leitura estimula o desejo de aprender para o resto da vida e dá-te uma sede insaciável de conhecimento. Os livros são uma janela para o mundo interpretada pelos seus autores e filtrada pela nossa imaginação. Aprendemos muito com o que lemos e quanto mais sabemos, mais partilhamos com os outros. Ou seja, tornamo-nos melhores conversadores, pensamos mais rapidamente e melhoramos o modo de resolver problemas. Tudo é fruto de uma criatividade desenvolvida em apenas 30 minutos por dia.

É como George R.R. Martin coloca nos lábios do personagem Jojen Reed na “Guerra dos Tronos

“Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma.”

 

 

DESAFIO: Experimenta, observa os efeitos de melhorar a criatividade, lendo, e partilha a tua experiência nos comentários abaixo.

Professor Universitário e Investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.