Gosto de ler: como desenvolver esta capacidade

5 Passos para introduzir este gosto

Ler é uma fonte de saber aprender. O problema coloca-se quando precisamos de ler para aprender, mas não gostamos de ler. Será possível desenvolver o gosto de ler?

O gosto de ler

Para mim ler é como respirar. Estou sempre a ler. E agora com a revolução do livro digital posso ler quando, onde e por quanto tempo quiser, pois, trago comigo uma verdadeira biblioteca. Seria de esperar que na minha família todos gostassem de ler, mas não é assim.

Poderia dizer que os meus filhos não gostam de ler, mas prefiro dizer que estão ainda a descobrir o gosto pela leitura. Assim como para uma boa parte daqueles que se não lerem, mais dificuldade têm em aprender.

Eu acredito que é possível desenvolver o gosto pela leitura. Estes são 5 passos possíveis para começar, quem sabe, incluindo nas rotinas matinais.

 

1. Lê sobre o que gostas

Todos temos gostos pessoais. Uns gostam de desporto, outros de ciência, arte, política, jogos, são muito diversificados os nossos gostos. Um primeiro passo é leres sobre o que gostas. Porém, o interessante é desenvolveres um hábito. Logo, lê sobre o que gostas todos os dias.

 

2. Começa com pouco

A não ser que haja um livro que te prenda no início ao fim, se não gostas de ler, não penses em ler muito de um só vez. Lê pouco, mas muitas vezes. Assim, marca um tempo de leitura (5 a 10 minutos), ou um número de capítulos por dias (um de cada vez), ou um número de páginas.

 

3. Dá uma oportunidade ao livro digital

“Não há nada como um livro em papel” – É verdade para quem gosta de ler, mas… e quem não gosta? Penso que seja indiferente. Se assim for, por que não dares uma oportunidade ao livro digital? Esse permite-te ler em qualquer lugar, tempo ou espaço. No intervalo entre duas estações de Metro. Enquanto esperas por um transporte. Numa sala de espera antes de uma consulta. No WC…?

 

4. Faz da leitura um desafio

Existe uma aplicação, o Goodreads, que todos os anos propõe um “Desafio de Leitura” (Reading Challenge). Nesse desafio defines o número de livro que pretendes ler num determinado ano. Podes partilhar esse desafio com os teu amigos e verem juntos quem consegue chegar ao objectivo, e mesmo ultrapassá-lo.

 

5. Tem a coragem de desistir

Por vezes começamos livros a pensar que são uma coisa e depois revelam-se outra. Não gostamos, mas como o comprámos, ou nos emprestaram, sentimo-nos na “obrigação” de o ler. Esquece isso. Pára de ler se não gostas. Por vezes, a razão que nos impede de desenvolver o gosto pela leitura é nos “auto-obrigarmos” a ler o que não gostamos. É melhor parar de ler um livro que parar de ler.

 

Grande vantagem do gosto de ler

Quanto mais lês, e desenvolves o gosto de ler, mais rápido se torna a tua leitura, maior o teu conhecimento, e maior capacidade de compreender o que lês. Três características úteis em qualquer processo de aprendizagem.

Questão: qual é, para ti, o maior obstáculo à leitura?

Professor Universitário e Investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.