O que fazer depois de falhares? Levanta-te e corre!

Quatro sugestões para lidar com o falhar

Fizeste um teste, ou exame e não passaste. Foste a uma entrevista e não te escolheram. Escreves um livro e ninguém o compra. Fazes uma exposição com as tuas pinturas e poucos aparecem. Pensa nas vezes em que falhaste. Podem deitar-te abaixo, mas tudo depende de ti. Duvidas?

Falhar

Imagina-te a fazer uma corrida. Estás em primeiro lugar e a última volta está prestes a começar, mas cais. Oops!? O que farias? Foi isso que aconteceu em 2008 a Heather Dorniden, corredora pela Universidade do Minnesota numa corrida dos 600 m. Mas em vez de baixar os braços e desistir, não. Levanta-se, corre… e contra tudo o que se poderia pensa, ganha! Vê por ti…

 

O sucesso não é medido pela forma como cais, mas pelo modo como te levantas e o que fazes com o tempo que te resta. Não é difícil falhar, mas isso não faz de ti um falhanço. Tudo depende da razão que encontras em cada coisa que fazes.

Experimenta alguma destas 4 sugestões sobre como levantar e correr quando falhamos.

 

Escreve os teus propósitos

Gail Matthews da Universidade Dominicana da Califórnia fez um estudo que demonstrou como as pessoas que escrevem os seus propósitos ou objectivos têm uma probabilidade 40% superior de os concretizar relativamente aos que não os escrevem.

 

Concentra-te naquilo que tens para fazer hoje

O passado já lá vai e o futuro nada é enquanto não for presente. Logo, foca-te no presente e não penses nas vezes em falhaste, mas naquilo que está para fazer diante de ti, agora.

 

Persistir em vez de resistir

O sucesso pertence ao que persiste diante da adversidade da resistência. Todos falhamos, mas nem todos persistimos. O meu avô costumava dizer que não havia duas sem três. Por vezes, era literalmente assim, mas o significado mais profundo é o de que a persistência vale mais do que a resistência.

 

Ousar

Só falha quem tenta. E só tenta quem ousa. Por vezes corre bem, e outras vezes não. Mas ousar ir para além de ti mesmo passa por ousar sonhar, levantar, correr, ultrapassar e conseguir o que ninguém esperava. Quem ousa surpreende e isso é um passo na direcção do sucesso que desejas.


Questão: quais as maiores dificuldades que sentes em lidar com as vezes em que falhas?

Professor Universitário e Investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.