Atenção ao novo vício que está a surgir…

Um alerta e a solução simples

Poderia ser uma notícia de última hora, mas infelizmente não é. Em tempos, os maiores vícios eram o álcool e o tabaco, hoje o maior vício que está a prejudicar a nossa saúde é outro. Infelizmente, todos estamos sujeitos a esse vício e há quem nem se dê conta do seu consumo durante horas a fio.

O vício é…

estar sentado.

 

O viciado flexion

Uma grande parte das pessoas neste planeta trabalha diante de um computador. E não é raro ouvir alguém queixar-se de dores de cabeça, dores nas costas, sobretudo, na zona lombar, dores nas mãos, e outras. Essas dores são o resultado de uma postura em C diante do computador. Esta imagem de Erik Dalton ajuda a entender as diversas doenças que advêm dessa postura.

viciado em estar sentado

A cabeça

Sabias que o peso da tua cabeça varia conforme a postura se aproxima daquela em C? Nesta imagem adaptada – novamente de Erik Dalton – vemos como esse peso varia entre os suportáveis 5.4kg e os insuportáveis 19kg.

postura cabeça

Um simples avanço da cabeça em termos de postura é o suficiente para gerar as dores de cabeça que muitos se queixam de ter.

 

A mortalidade do vício

Não quero ser pessimista, mas antes realista. Um estudo publicado nos Annals of Internal Medicine concluiu que estar sentado por longos períodos de tempo aumenta o risco de uma mortalidade precoce. Esse estudo foi realizado com 8000 adultos, logo, com uma amostra estatística razoável.

Pensa na tua experiência pessoal. Sentes dores depois de estares muito tempo sentado ao computador? Podem ser jogos, redes sociais, vídeos no YouTube, ou mesmo trabalho, mas se queres aumentar a longevidade e ser mais produtivo, algo tem de mudar.

 

A solução

A forma de superar este vício é bastante simples. Levantar periodicamente e manter as costas direitas. Aliás, se pensares bem, a solução é tão evidente que fica ridículo não agirmos.

Se recebes uma chamada telefónica que tens de atender, não fiques sentado, mas levanta-te e aproveita para dar uma volta.

Experimenta trabalhar ao computador, mas… de pé. Basta que encontres uma cómoda ou mesa com a altura indicada para ti. Há 4 vantagens:

  1. Sentes-te mais feliz e energético
  2. Queimas mais calorias
  3. Dás novo impulso ao teu metabolismo
  4. Diminuis o risco de morte

Se tens dúvidas consulta este artigo de Michael Hyatt.

Enquanto espera que um app carregue alguma coisa no smartphone, levanta a cabeça e olha em frente. Por poucos segundos que seja, serão sempre menos segundos que a região cervical tem de suportar a tua cabeça com um maior peso relativo.

Criatividade não falta. Basta experimentares e avaliar os efeitos.

Professor Universitário e Investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.