COMEÇO

Começo desta iniciativa: um dia formulei uma hipótese.

O sucesso na vida académica depende mais
do que se passa fora da sala de aula do que dentro
.

Antigamente, entendia-se produtividade como a capacidade de uma empresa produzir muito com pouco recursos. Se quiser adaptar esta noção a um estudante universitário, diria ser aquele que tem a capacidade de fazer muita coisa, incluindo actividades extra-curriculares, e sem esforço nenhum tirar excelentes notas. Conhecem alguém? Seria um génio, mas o melhor é reconhecer que a quase totalidade dos estudantes universitários não é assim.

Hoje, entende-se a produtividade de outro modo. Seth Godin afirma que a produtividade é

decidir o que vamos fazer a seguir, e fazê-lo.
Tomar boas decisões acerca do que se vai fazer a seguir e seremos bem sucedidos.”

 

Ser produtivo não é fazer muita coisa, mas o que se faz, faz-se bem.

A produtividade académica inclui o processo de aprendizagem em cada disciplina, integração de conhecimento entre disciplinas e o desenvolvimento pessoal de um estudante durante o período em que se encontra na Universidade. Se és estudante universitário, e apostares na tua produtividade, não só consegues tirar notas melhores, como toda a tua vida pode dar uma volta e garantir o teu sucesso profissional depois de teres terminado o curso.

O meu objectivo com esta plataforma é ajudar-te a melhorar o teu desempenho académico. Isso passa por desenvolver um plano simples e fácil de aplicar onde exploras diversas ferramentas de estímulo à produtividade. A hipótese que coloquei no início implica uma mudança do estilo de vida, sem abdicar dos momentos bons e típicos da vida académica. Juntos iremos gradualmente descobrir como é possível gozar a vida, descobrir o gosto de saber aprender e atingir o sucesso académico que desejas.