Num hospital americano, Darlene, uma enfermeira experiente olha para um bebé atentamente. Nas máquinas, os sinais vitais estão todos normais, mas há qualquer coisa que não bate certo. Ela chama o médico de serviço e diz-lhe que a criança não está bem e precisa de antibiótico.

Dada a confiança construída ao longo dos anos, o médico confia. Depois, são feitas análises detalhadas à criança e percebe-se que, se não fosse o olhar atento e experiência daquela enfermeira, o bebé teria entrado em estado de sepse, ou falência dos órgãos.

Esse bebé poderias ser tu.

Qual o dom desta enfermeira? Intuição, premonição?

Não. Estudos mostraram que tinha a visão do todo.

Ao longo dos anos, esta enfermeira construiu na sua mente a imagem ideal de um bebé saudável. Logo, qualquer coisa fora dessa imagem chamava-lhe à atenção. Foi uma capacidade desenvolvida da visão do todo que salvou este bebé.

visão do todo

Esta história real que li no livro de Charles Duhigg, ”+Eficaz, +Rápido, Melhor”, mostra a importância de desenvolvermos a capacidade de construir uma visão do todo em relação ao que estamos a aprender. Esta é uma área da psicologia associada à construção de modelos mentalmente. Pode levar tempo, mas sabemos que o resultado de desenvolver modelos mentais pode ser importante, não só para o sucesso académico, como na vida profissional.

O contrário da visão do todo consiste em particularizar numa conta, fórmula, palavra, expressão, dependendo da tua área formativa. Ou seja, focares a tua atenção nos dados apenas, perdendo a visão do todo. O desafio que tens diante de ti está em como desenvolver essa capacidade.

 

Ampliar

Naturalmente, só ganhado alguma distância dos particulares associados ao problema é que desenvolvemos uma visão do todo. Assim, ler mais, e livros que sejam bons, é uma forma de ampliar a nossa visão das coisas. Se tens dificuldade em ler, ou não tens este gosto, começa por marcar uma hora do dia para o fazer e limita o tempo de leitura. Ou seja, começa como se se tratasse de uma tarefa. Com o tempo, desenvolverás o gosto.

 

Partilhar experiências

Conhecer experiências de outros diferentes da tua, ajuda a sair do particular, e a expandir os teus conhecimentos através da visão dos outros. Enquanto que os livros podem ampliar a tua bagagem cultural, a partilha de experiências amplia a tua bagagem relacional.

 

Curiosidade e criatividade

É do cruzamento de ideias que surge uma visão do todo mais clara. Daí que desenvolver uma mente curiosa seja um aspecto fundamental. O resultado manifesta-se em ideias, expressões, visões que são criativas e podem fazer a diferença – literalmente como no caso da enfermeira Darlene – na tua vida e daqueles que estão ao teu redor.


Questão: quais os maiores entraves que experimentas ao desenvolvimento de uma visão do todo?