RECURSOS

Existem muitas ferramentas para melhorar o desempenho académico e tornar a aprendizagem mais organizada e acessível. Estes são alguns dos recursos que recomendo.

 

Organização do Tempo de Estudo


A primeira Ferramenta de Produtividade Académica para organizares o teu tempo de estudo. Mais detalhes aqui.

 

Serviços de Cloud

Um dos aspectos mais importantes é o trabalho colaborativo onde a partilha de ficheiros é fundamental. Isso faz-se através de serviços Cloud. Na prática, os vossos ficheiros estão gravados no computador, mas também num servidor que podem aceder através de qualquer navegador de internet. É um serviço muito útil para não se perder ficheiros.

Este são os serviços mais conhecidos. A minha experiência é a de que

  • o serviço que funciona melhor, sobretudo em termos de sincronização é a Dropbox.
  • Porém, como muitos possuem um email no Gmail, a partilha de ficheiro também pode ser feita com a Cloud da Google, o Drive.
  • Depois existem muitas empresas que usam o serviço da box. Em tempos usei, mas não vi grande vantagem e por isso, apesar de ter não uso muito.
  • Por fim, temos as Clouds da Microsoft, o OneDrive, que funciona bem para quem tem serviços como o Office 365,
  • e o iCloud, que – apesar de ser um Apple fan – não começou bem, mas está a melhorar. Porém, restringe-se ao ecossistema da Apple, o que serve apenas quem possui aparelhos da Apple.

Se nunca usaram um sistema de partilha e armazenamento de ficheiros numa Cloud sugiro que comecem pela Dropbox. É simples, fácil de instalar, muito funcional e não se irão arrepender.


Tirar Notas

EVERNOTE é uma excelente ferramenta para recolher notas com a possibilidade de criar vários Notebooks (Cadernos), onde podes organizar os diversos apontamentos que tiras durante as aulas e o estudo.

Existe disponível para todas as plataformas (iOS, masOS, Android e Windows)

OneNote é uma alternativa ao Evernote. Criado pela Microsoft, possui muitas das capacidades do Evernote e quem tem a sua plataforma digital Windows irá beneficiar desta App.

Existe disponível para todas as plataformas (iOS, macOS, Android e Windows)


Escrever trabalhos

Scrivener é uma ferramenta mais usada por escritores, mas nela encontrei uma forma organizada de focar durante o processos  de escrita de qualquer trabalho.

Existe disponível para iOS, macOS e Windows.


Produtividade Académica

TODOIST Através desta aplicação é possível adicionar as diversas tarefas que temos para fazer, atribuir prioridades e criar diversas listas. Eu uso para o Ensino, Investigação, Escrita, Pessoais, Conferências, etc. Mas existe uma lista interessante chamada “Tarefas Pequenas” onde coloco todas as coisas que deveria fazer mas são o alvo preferencial da procrastinação. A ideia é acumular aí a pequenas tarefas como ir deitar o lixo, aspirar a casa, ver o que falta na mercearia, lavar a roupa, etc, de modo a poder realizá-las nos intervalos entre dois períodos maiores de trabalho.

Existe versão online, iOS, macOS, Android, Windows, entre outras.

 

Be Focused Esta aplicação ou outras no género ajudam a estruturar o Método da Partição dos Tempo (Time-Chunking Method ou Pomodoro Technique). É relativamente simples de usar e ajuda a aprender a focar por períodos, de modo a melhorarmos a produtividade.

Existe apenas para iOS e macOS, mas é possível encontrar diversas alternativas para outros sistemas operativos móveis ou fixos.


Ferramentas Auxiliares do Estudo

photomath Esta app é muito útil para fazer contas de modo expedito. Basta escrever a conta à mão e a app tira uma foto, reconhece os símbolos e apresenta o resultado. É claro que pode exigir que tenhamos uma letra o mais legível possível. Ou seja, a app tem o efeito lateral positivo de melhorar a legibilidade da nossa escrita matemática. Interessante…

Existe para diversas plataformas.

 

O wolframalpha é uma plataforma online onde podemos colocar diversas questões, incluindo equações, desenho de gráficos, informações sociais, históricas, geográficas. É essencialmente uma enciclopédia inteligente. Porém, a sua utilidade do ponto de vista de cálculo é enorme.


Anotar Documentos PDF

O Adobe Acrobat é como que a ferramenta original de anotações de PDFs. Mantém universal do ponto de vista das versões para cada sistema (iOS, macOS, Windows, Android), embora existam outras que competem com esta mais conhecida.

 

PDF Expert Esta app é excelente para anotar PDFs com uma série de funcionalidades. Algo muito importante durante o estudo, ou mesmo nas aulas quando se dispõe previamente de material digital, ou mesmo anotações em livros de texto digitais. É uma aplicação com equivalente para mac o que facilita o sincronismo entre aparelhos. Uma alternativa para sistemas Android é o PDF MAX e para o Windows o usual Acrobat Reader.

Este existe essencialmente para mac.